Tradição Católica

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Au Milieu Des Sollicitudes

Encíclica Au Milieu Des Sollicitudes
Do Papa Leão XIII
Sobre A Igreja e o Estado da França

 

Aos Nossos Veneráveis ​​Irmãos, Arcebispos,
Bispos, Clero e Fiéis da França.

Entre os cuidados da Igreja universal, muitas vezes, durante o nosso Pontificado, tivemos o prazer de testemunhar o nosso carinho pela França e pelo seu nobre povo, e numa das nossas encíclicas, ainda na memória de todos, esforçamo-nos solenemente por expressar os sentimentos mais íntimos de Nossa alma sobre este assunto. É precisamente este carinho que nos tem feito observar com profundo interesse e depois fazer girar na nossa mente a sucessão de acontecimentos, ora tristes, ora consoladores, que, nos últimos anos, têm ocorrido no meio de vós.

  1. Ainda hoje, ao contemplar a profundidade da vasta conspiração que certos homens formaram para a aniquilação do cristianismo na França e a animosidade com que prosseguem a realização do seu desígnio, pisoteando as noções mais elementares de liberdade e justiça para o sentimento da maior parte da nação, e do respeito pelos direitos inalienáveis ​​da Igreja Católica, como podemos deixar de ser atingidos pela mais profunda dor? E quando contemplamos, um após o outro, as terríveis consequências destes ataques pecaminosos que conspiram para arruinar a moral, a religião e até mesmo os interesses políticos, sabiamente entendidos, como expressar a amargura que Nos domina e as apreensões que Nos assediam?
  2. Por outro lado, sentimo-nos grandemente consolados quando vemos este mesmo povo francês aumentar o seu zelo e afeição pela Santa Sé na medida em que essa Sé é abandonada – deveríamos antes dizer em guerra na terra. Movidos por sentimentos profundamente religiosos e patrióticos, representantes de todas as classes sociais vieram repetidamente da França até Nós, felizes em ajudar a Igreja nas suas incessantes necessidades e ansiosos por nos pedir luz e conselhos, para ter certeza de que, em meio às atuais tribulações eles de forma alguma se desviariam dos ensinamentos do Chefe dos Fiéis. E Nós, por nossa vez, por escrito ou de boca em boca, dissemos abertamente a Nossos filhos o que eles tinham o direito de exigir de seu Pai e, longe de desencorajá-los, nós os exortamos fortemente a aumentar seu amor e esforços em defesa da fé católica e também da sua terra natal: dois deveres de suma importância e dos quais, nesta vida, nenhum homem pode eximir-se.
  3. Agora consideramos oportuno, ou melhor, até mesmo necessário, mais uma vez levantar a nossa voz, suplicando ainda mais sinceramente: Não diremos apenas aos católicos, mas a todos os franceses honestos e inteligentes, que desconsiderem totalmente todos os germes de conflito político, a fim de se dedicarem seus esforços exclusivamente para a pacificação do seu país. Todos compreendem o valor desta pacificação; todos continuam a desejá-lo cada vez mais. E Nós, que a desejamos mais do que ninguém, visto que representamos na terra o Deus da paz, exortamos, através destas Cartas, todas as almas justas, todos os corações generosos, a ajudar-Nos a torná-la estável e frutífera.
  4. Em primeiro lugar, tomemos como ponto de partida uma verdade bem conhecida, admitida por todos os homens de bom senso e proclamada em voz alta pela história de todos os povos; a saber, que a religião, e apenas a religião, pode criar o vínculo social; que só ela mantém a paz de uma nação sobre bases sólidas, quando diferentes famílias, sem abrir mão dos direitos e deveres da sociedade doméstica, se unem sob a inspiração da natureza, a fim de se constituírem membros de outro círculo familiar maior denominado sociedade civil, seu objetivo não é apenas encontrar neles os meios de prover ao seu bem-estar material, mas, acima de tudo, extrair daí a dádiva do aperfeiçoamento moral. Caso contrário, a sociedade subiria pouco acima do nível de uma agregação de seres desprovidos de razão, e cuja vida inteira consistiria na satisfação dos instintos sensuais. Além disso, sem este aperfeiçoamento moral seria difícil demonstrar que a sociedade civil era uma vantagem e não um prejuízo para o homem, enquanto homem.
  5. Ora, a moralidade, no homem, pelo simples fato de estabelecer harmonia entre tantos direitos e deveres díspares, visto que entra como elemento em todo ato humano, supõe necessariamente Deus, e com Deus, a religião, esse vínculo sagrado cujo privilégio é unir, anteriormente a todos os outros vínculos, o homem a Deus. Com efeito, a ideia de moralidade significa, acima de tudo, uma ordem de dependência em relação à verdade que é a luz da mente; em relação ao bem que é objeto da vontade; e sem verdade e bem não há moralidade digna desse nome. E qual é a verdade principal e essencial, aquela da qual deriva toda a verdade? É Deus. Qual é, portanto, o bem supremo do qual procedem todos os outros bens? Deus. Finalmente, quem é o criador e guardião da nossa razão, da nossa vontade, de todo o nosso ser, bem como do fim da nossa vida? Deus; sempre Deus. Sendo, portanto, a religião a expressão interior e exterior da dependência que, na justiça, devemos a Deus, segue-se uma grave obrigação. Todos os cidadãos são obrigados a unir-se para manter na nação o verdadeiro sentimento religioso, e a defendê-lo em caso de necessidade, se alguma vez, apesar dos protestos da natureza e da história, uma escola ateísta se empenhasse em banir Deus da sociedade, aniquilando assim certamente o sentido moral mesmo nas profundezas da consciência humana. Entre os homens que não perderam toda a noção de integridade não pode existir diferença de opinião sobre este ponto.
  6. Nos católicos franceses o sentimento religioso deveria ser ainda mais profundo e universal, porque eles têm a felicidade de pertencer à verdadeira religião. Se, de fato, as crenças religiosas foram, sempre e em toda a parte, dadas como base da moralidade das ações humanas e da existência de toda a sociedade bem ordenada, é evidente que a religião católica, pelo simples fato de ser a verdadeira Igreja de Jesus Cristo, possui, mais do que qualquer outra, a eficácia necessária para a regulação da vida na sociedade e no indivíduo. Você teria um exemplo brilhante disso? A própria França fornece o mesmo. . . . À medida que a França progredia na fé cristã, via-se que ela ascendia gradualmente à grandeza moral que alcançou como potência política e militar. À generosidade natural do seu coração veio a caridade cristã e acrescentou uma fonte abundante de energia nova; a sua maravilhosa atividade recebeu um impulso ainda maior pelo contato com a luz que guia e é penhor de constância, a fé cristã, que, pela mão da França, traçou páginas tão gloriosas na história da humanidade. E ainda hoje a sua fé não continua a acrescentar novas glórias às do passado? Vemos a França, inesgotável no seu gênio e nos seus recursos, multiplicando obras de caridade em casa; admiramos os seus empreendimentos em terras estrangeiras onde, através do seu ouro e do trabalho dos seus missionários que trabalham mesmo ao preço do seu sangue, ela propaga simultaneamente a sua própria fama e os benefícios da religião católica. Nenhum francês, quaisquer que sejam as suas convicções em outros aspectos, ousaria renunciar a uma glória como esta, pois fazê-lo seria negar a sua terra natal.
  7. Ora, a história de uma nação revela de forma incontestável o elemento gerador e preservador da sua grandeza moral, e se este elemento alguma vez faltasse, nem uma superabundância de ouro, nem mesmo a força das armas poderiam salvá-la da decadência moral e talvez da morte. . Quem então compreende que para todos os franceses que professam a religião católica a grande preocupação deveria ser assegurar a sua preservação, e isso com ainda mais devoção porque no seu seio as seitas estão fazendo do Cristianismo um objeto de hostilidade implacável. Portanto, nesta base, não podem permitir-se nem a indolência de ação nem as divisões partidárias; um indicaria covardia indigna de um cristão, o outro traria fraqueza desastrosa.
  8. E agora, antes de prosseguirmos, devemos indicar uma calúnia astuciosamente divulgada, fazendo imputações muito odiosas contra os católicos, e até mesmo contra a própria Santa Sé. Afirma-se que aquele vigor de ação inculcado nos católicos para a defesa da sua fé tem por um motivo secreto muito menos a salvaguarda dos seus interesses religiosos do que a ambição de assegurar à Igreja o domínio político sobre o Estado. Na verdade, este é o renascimento de uma calúnia muito antiga, pois a sua invenção pertence aos primeiros inimigos do Cristianismo. Não foi formulado antes de tudo contra a adorável pessoa do Redentor? Sim, quando Ele iluminou as almas com a Sua pregação e aliviou os sofrimentos corporais ou espirituais dos infelizes com os tesouros da Sua generosidade divina, foi acusado de ter em vista fins políticos. “Encontramos este homem pervertendo a nossa nação, e proibindo dar tributo a César, e dizendo que ele é Cristo, o rei (1)… Se você libertar este homem, você não é amigo de César. Para quem quer que se torne um rei, fala contra César… Não temos rei senão César.” (2)
  9. Foram essas calúnias ameaçadoras que arrancaram de Pilatos a sentença de morte contra Aquele a quem ele repetidamente declarou inocente. E os autores destas mentiras, ou de outras de igual força, não omitiram nada que pudesse ajudar os seus emissários a propagá-las por toda parte; e assim São Justino, mártir, repreendeu os judeus de seu tempo: “Longe de se arrepender quando soube de Sua ressurreição dentre os mortos, você enviou a Jerusalém homens astutamente escolhidos para anunciar que uma heresia e uma seita ímpia haviam sido iniciadas. por um certo sedutor chamado Jesus da Galiléia.”(3)
  10. Ao difamar tão audaciosamente o Cristianismo, os seus inimigos sabem bem o que fizeram; seu plano era levantar contra sua propagação um adversário formidável, o Império Romano. A calúnia avançou; e na sua credulidade os pagãos chamaram os primeiros cristãos de “criaturas inúteis, cidadãos perigosos, faccionistas, inimigos do Império e dos Imperadores”. (4) Mas em vão os apologistas do Cristianismo pelos seus escritos, e os Cristãos pela sua conduta esplêndida, esforço para demonstrar o absurdo e a criminalidade destas qualificações: elas não foram atendidas. O próprio nome deles equivalia a uma declaração de guerra; e os cristãos, pelo simples fato de o serem, e por nenhuma outra razão, foram forçados a escolher entre a apostasia e o martírio, não tendo alternativa. Durante os séculos seguintes, as mesmas queixas e a mesma severidade prevaleceram em maior ou menor grau, sempre que os governos eram injustificadamente zelosos do seu poder e maliciosamente dispostos contra a Igreja. Nunca deixaram de chamar a atenção do público para a pretensa usurpação da Igreja sobre o Estado, a fim de fornecer ao Estado algum direito aparente de atacar violentamente a religião católica.
  11. Recordamos expressamente algumas características do passado para que os católicos não se consternem com o presente. Substancialmente a luta é sempre a mesma: Jesus Cristo está sempre exposto às contradições do mundo, e os mesmos meios são sempre usados ​​pelos inimigos modernos do Cristianismo, meios antigos em princípio e pouco modificados na forma; mas os mesmos meios de defesa são também claramente indicados aos cristãos de hoje pelos nossos apologistas, pelos nossos doutores e pelos nossos mártires. O que eles fizeram cabe a nós fazermos por nossa vez. Coloquemos, portanto, acima de tudo a glória de Deus e da Sua Igreja; trabalhemos para ela com uma assiduidade ao mesmo tempo constante e eficaz, e deixemos todo o cuidado do sucesso a Jesus Cristo, que nos diz: “No mundo tereis angústias, mas tende confiança, eu venci o mundo” (5).
  12. Para conseguir isso, já observamos que é necessária uma grande união e, para que seja realizada, é indispensável que seja abandonada toda preocupação capaz de diminuir sua força e eficácia. Pretendemos aqui aludir principalmente às diferenças políticas entre os franceses em relação à própria república – uma questão que trataríamos com a clareza que a gravidade do assunto exige, começando pelos princípios e descendo daí até aos resultados práticos.
  13. Vários governos políticos sucederam-se na França durante o último século, cada um com a sua forma distinta: o Império, a Monarquia e a República. Entregando-nos às abstrações, poderíamos finalmente concluir qual é a melhor dessas formas, consideradas em si mesmas; e com toda a verdade pode-se afirmar que cada uma delas é boa, desde que conduza diretamente ao seu fim – isto é, ao bem comum para o qual a autoridade social é constituída; e, finalmente, pode-se acrescentar que, de um ponto de vista relativo, tal ou tal forma de governo pode ser preferível por ser mais bem adaptada ao caráter e aos costumes de tal ou tal nação. Nesta ordem de ideias especulativas, os católicos, como todos os outros cidadãos, são livres de preferir uma forma de governo a outra, precisamente porque nenhuma destas formas sociais é, em si, oposta aos princípios da sã razão nem às máximas da doutrina cristã. O que justifica amplamente a sabedoria da Igreja é que nas suas relações com os poderes políticos ela abstrai as formas que os diferenciam e trata com eles os grandes interesses religiosos das nações, sabendo que lhe cabe o dever de assumir a sua tutela acima de todos os outros interesses. As nossas Encíclicas anteriores já expuseram estes princípios, mas foi necessário, no entanto, recordá-los para o desenvolvimento do tema que hoje nos ocupa.
  14. Ao descer do domínio das abstrações para o dos fatos, devemos ter cuidado para não negar os princípios que acabamos de estabelecer: eles permanecem fixos. Contudo, encarnando-se nos fatos, revestem-se de um caráter contingente, determinado pelo centro em que se produz sua aplicação. Dito de outra forma, se toda forma política é boa por si mesma e pode ser aplicada ao governo das nações, ainda permanece o fato de que o poder político não é encontrado em todas as nações sob a mesma forma; cada um tem o seu. Esta forma surge de uma combinação de circunstâncias históricas ou nacionais, embora sempre humanas, que, numa nação, dão origem às suas leis tradicionais e mesmo fundamentais, e por estas é determinada a forma particular de governo, a base da transmissão do poder supremo. .
  15. Seria inútil recordar que todos os indivíduos são obrigados a aceitar estes governos e a não tentar a sua derrubada ou uma mudança na sua forma. É por isso que a Igreja, guardiã da ideia mais verdadeira e mais elevada de soberania política, visto que a derivou de Deus, sempre condenou os homens que se rebelaram contra a autoridade legítima e desaprovaram as suas doutrinas. E isso também no momento em que os guardiões do poder o usaram contra ela, privando-se assim do mais forte apoio dado à sua autoridade e dos meios eficazes de obter do povo a obediência às suas leis. E a propósito deste assunto, não podemos dar muita ênfase aos preceitos dados aos primeiros cristãos pelo Príncipe dos apóstolos em meio às perseguições: “Honrar todos os homens: amar a irmandade: temer a Deus: honrar o rei”;( 6) e as de São Paulo: “Desejo, portanto, antes de tudo, que sejam feitas súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens: pelos reis e por todos os que estão em posição elevada, para que possamos liderar uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e castidade. Pois isto é bom e aceitável aos olhos de Deus, nosso Salvador.’
  16. No entanto, aqui deve ser cuidadosamente observado que qualquer que seja a forma do poder civil numa nação, não pode ser considerada tão definitiva a ponto de ter o direito de permanecer imutável, embora tal fosse a intenção daqueles que, no início , determinou-o…. Somente a Igreja de Jesus Cristo foi capaz de preservar, e certamente preservará até a consumação do tempo, sua forma de governo. Fundada por Aquele que foi, que é e que será para sempre,(8) ela recebeu Dele, desde a sua origem, tudo o que necessita para prosseguir a sua missão divina através do oceano mutável das questões humanas. E, longe de desejar transformar a sua constituição essencial, ela não tem o poder nem mesmo de renunciar às condições de verdadeira liberdade e independência soberana com as quais a Providência a dotou no interesse geral das almas. . . Mas, no que diz respeito às sociedades puramente humanas, é um fato histórico frequentemente repetido que o tempo, esse grande transformador de todas as coisas aqui abaixo, opera grandes mudanças nas suas instituições políticas. Em algumas ocasiões limita-se a modificar algo na forma do governo estabelecido; ou, ainda, chegará ao ponto de substituir as primitivas por outras formas – formas totalmente diferentes, mesmo no que diz respeito ao modo de transmissão do poder soberano.
  17. E como são produzidas essas mudanças políticas de que falamos? Por vezes surgem na sequência de crises violentas, muitas vezes de caráter sangrento, no meio das quais os governos pré-existentes desaparecem totalmente; então a anarquia domina e logo a ordem pública é abalada até os seus alicerces e finalmente derrubada. A partir desse momento, uma necessidade social impõe-se à nação; deve prover a si mesmo sem demora. Não é seu privilégio – ou, melhor ainda, seu dever – defender-se contra uma situação que o preocupa tão profundamente e restabelecer a paz pública na tranquilidade da ordem? Ora, esta necessidade social justifica a criação e a existência de novos governos, qualquer que seja a forma que assumam; visto que, na hipótese em que raciocinamos, estes novos governos são um requisito da ordem pública, sendo toda ordem pública impossível sem um governo. Daí resulta que, em conjunturas semelhantes, toda a novidade se limita à forma política do poder civil, ou ao seu modo de transmissão; não afeta de forma alguma o poder considerado em si. Este continua a ser imutável e digno de respeito, pois, considerado na sua natureza, é constituído para garantir o bem comum, fim supremo que dá origem à sociedade humana. Dito de outra forma, em todas as hipóteses, o poder civil, considerado como tal, vem de Deus, sempre de Deus: “Pois não há poder que não venha de Deus”.
  18. Consequentemente, quando são constituídos novos governos que representam este poder imutável, a sua aceitação não é apenas permitida, mas até obrigatória, sendo imposta pela necessidade do bem social que os criou e que os sustenta. Isto é ainda mais imperativo porque uma insurreição desperta o ódio entre os cidadãos, provoca a guerra civil e pode lançar uma nação no caos e na anarquia, e este grande dever de respeito e dependência durará tanto quanto as exigências do bem comum exigirem. pois este bem é, depois de Deus, a primeira e a última lei da sociedade.
  19. Assim, a sabedoria da Igreja explica-se na manutenção das suas relações com os numerosos governos que se sucederam em França em menos de um século, cada mudança provocando choques violentos. Tal linha de conduta seria a mais segura e salutar para todos os franceses nas suas relações civis com a república, que é o verdadeiro governo da sua nação. Longe deles encorajarem as dissensões políticas que os dividem; todos os seus esforços devem ser combinados para preservar e elevar a grandeza moral da sua terra natal.
  20. Mas surge uma dificuldade. “Esta República”, diz-se, “é animada por sentimentos tão anticristãos que os homens honestos, principalmente os católicos, não poderiam aceitá-la conscientemente”. Isto, mais do que qualquer outra coisa, deu origem a dissensões e, de fato, agravou-as… Estas lamentáveis ​​diferenças teriam sido evitadas se a considerável distinção entre o poder constituído e a legislação tivesse sido cuidadosamente mantida em vista. A legislação difere tanto do poder político e da sua forma que, sob um sistema de governo de excelente forma, a legislação poderia ser detestável; muito pelo contrário, num regime de forma muito imperfeita, poderá encontrar-se legislação excelente. Seria uma tarefa fácil provar essa verdade, com a história em mãos, mas de que adiantaria? Todos estão convencidos disso. E quem, melhor do que a Igreja, está em condições de o saber – aquela que se esforçou por manter relações habituais com todos os governos políticos? Certamente ela, melhor do que qualquer outra potência, poderia contar o consolo ou a tristeza que lhe foram ocasionados pelas leis dos vários governos pelos quais as nações foram governadas desde o Império Romano até o presente.
  21. Se a distinção que acabamos de estabelecer tem a sua maior importância, é igualmente manifestamente razoável: a legislação é obra de homens investidos de poder e que, de fato, governam a nação; portanto, segue-se que, na prática, a qualidade das leis depende mais da qualidade desses homens do que do poder. As leis serão boas ou más na medida em que as mentes dos legisladores estejam imbuídas de princípios bons ou maus e que se deixem guiar pela prudência política ou pela paixão.
  22. Que há vários anos diferentes atos legislativos importantes em França resultaram de uma tendência hostil à religião e, portanto, aos interesses da nação, é admitido por todos e, infelizmente, confirmado pela evidência dos fatos. Nós mesmos, em obediência a um dever sagrado, fizemos apelos sinceros àquele que então estava à frente da república, mas essas tendências continuaram a existir; o mal cresceu, e não foi surpreendente que os membros do Episcopado Francês escolhidos pelo Espírito Santo para governar as suas respectivas igrejas ilustres tivessem, mesmo muito recentemente, considerado uma obrigação expressar publicamente a sua dor relativamente à situação dos assuntos em França em respeito à religião católica. Pobre França! Só Deus pode medir o abismo do mal em que ela irá afundar se esta legislação, em vez de melhorar, continuar teimosamente num rumo que deve terminar por arrancar das mentes e dos corações dos franceses a religião que os tornou tão grandes.
  23. E aqui é precisamente o terreno sobre o qual, deixando de lado as dissensões políticas, os homens íntegros devem unir-se como um só para combater, por todos os meios legais e honestos, estes abusos progressivos da legislação. O respeito devido ao poder constituído não pode proibir isto: respeito e obediência ilimitados não podem ser cedidos a todas as medidas legislativas, de qualquer tipo, promulgadas por este mesmo poder. Não se esqueça que a lei é um preceito ordenado segundo a razão e promulgado para o bem da comunidade por aqueles a quem, para esse fim, foi confiado o poder… Assim, os pontos da legislação que são hostis à religião e a Deus nunca deveriam ser aprovados; pelo contrário, é um dever desaprová-los. Foi isso que Santo Agostinho, o grande bispo de Hipona, destacou com tanta força em seu raciocínio eloquente: “Às vezes os poderosos da terra são bons e temem a Deus; Deus, um apóstata, um pervertido, um idólatra. Os soldados cristãos serviram esse imperador infiel, mas assim que surgiu a questão da causa de Jesus Cristo, eles reconheceram apenas Aquele que estava no céu. Juliano ordenou-lhes que honrassem os ídolos e lhes oferecessem incenso, mas eles colocaram Deus acima do príncipe. No entanto, quando ele os fez formar fileiras e marchar contra uma nação hostil, eles obedeceram instantaneamente. Eles distinguiram o mestre eterno do senhor temporal e ainda em vista do Mestre eterno eles se submeteram a tal mestre temporal.”(10)
  24. Sabemos que, através de um lamentável abuso da sua razão, e ainda mais da sua vontade, o ateu nega estes princípios. Mas, numa palavra, o ateísmo é um erro tão monstruoso que nunca poderia, diga-se, para honra da humanidade, aniquilar nele a consciência das reivindicações de Deus e substituí-las pela idolatria do Estado.
  25. Sendo assim definidos os princípios que devem regular a nossa conduta para com Deus e para com os governos humanos, nenhum homem sem preconceitos pode censurar os católicos franceses se, não poupando fadiga nem sacrifício, eles trabalharem para preservar uma condição essencial para a salvação do seu país, uma condição que encarna tantas tradições gloriosas registradas pela história e que todo francês tem o dever de não esquecer.
  26. Antes de encerrar a nossa Carta, desejamos abordar dois pontos que têm afinidades entre si e que, por estarem tão intimamente ligados aos interesses religiosos, suscitaram algumas divisões entre os católicos – um deles é a Concordata, que para tantos anos facilitou na França a harmonia entre o governo da Igreja e o do Estado. Na observância deste pacto solene e bilateral, sempre fielmente mantido pela Santa Sé, os próprios inimigos da religião católica não concordam. – Os mais violentos entre eles desejam a sua abolição, para que o Estado fique inteiramente livre para molestar a Igreja de Jesus Cristo – Pelo contrário, outros, sendo mais astutos, desejam, ou melhor, pretendem desejar, a preservação da Concordata: não porque concordam que o Estado deve cumprir para com a Igreja os compromissos subscritos, mas unicamente que o Estado possa ser beneficiado pelas concessões feitas pela Igreja; como se pudéssemos, à vontade, separar os compromissos assumidos das concessões obtidas, quando ambas as coisas constituem uma parte substancial de um todo. Para eles, a Concordata não seria mais do que uma corrente forjada para restringir a liberdade da Igreja, aquela santa liberdade à qual ela tem um direito divino e inalienável. Destas duas opiniões qual prevalecerá? Nós não sabemos. Desejávamos recordá-los apenas para recomendar aos católicos que não provocassem uma secessão, interferindo num assunto que cabe à Santa Sé tratar.
  27. Não usaremos a mesma linguagem noutro ponto, relativo ao princípio da separação entre o Estado e a Igreja, que equivale à separação da legislação humana da legislação cristã e divina. Não nos importamos em nos interromper aqui para demonstrar o absurdo de tal separação; cada um entenderá por si mesmo. Assim que o Estado se recusa a dar a Deus o que pertence a Deus, por uma consequência necessária recusa-se a dar aos cidadãos aquilo a que, como homens, eles têm direito; pois, concordando ou não em aceitar, não se pode negar que os direitos do homem decorrem de seu dever para com Deus. Donde se segue que o Estado, ao perder neste contexto o objetivo principal da sua instituição, torna-se finalmente falso consigo mesmo ao negar aquilo que é a razão da sua própria existência. Estas verdades superiores são tão claramente proclamadas pela voz até da razão natural, que se impõem a todos os que não estão cegos pela violência da paixão; portanto, os católicos não podem ser muito cuidadosos ao defenderem-se contra tal separação. Na verdade, desejar que o Estado se separasse da Igreja seria desejar, por uma sequência lógica, que a Igreja fosse reduzida à liberdade de viver de acordo com a lei comum a todos os cidadãos…. É verdade que em certos países esta situação existe. É uma condição que, embora tenha numerosos e graves inconvenientes, também oferece algumas vantagens – sobretudo quando, por uma feliz incoerência, o legislador se inspira em princípios cristãos – e, embora essas vantagens não possam justificar o falso princípio da separação nem autorizar sua defesa, tornam, no entanto, digna de tolerância uma situação que, na prática, poderia ser pior.
  28. Mas na França, uma nação católica nas suas tradições e pela fé atual da grande maioria dos seus filhos, a Igreja não deve ser colocada na posição precária a que deve submeter-se entre outros povos; e quanto melhor os católicos compreenderem o objetivo dos inimigos que desejam esta separação, menos a favorecerão. Para estes inimigos, e dizem-no com bastante clareza, esta separação significa que a legislação política é inteiramente independente da legislação religiosa; não, mais ainda, que o Poder seja absolutamente indiferente aos interesses da sociedade cristã, isto é, da Igreja; na verdade, que nega a sua própria existência. Mas eles fazem uma reserva formulada assim: assim que a Igreja, utilizando os recursos que o direito consuetudinário concede aos últimos entre os franceses, irá, ao redobrar a sua atividade nativa, fazer com que o seu trabalho prospere, então o Estado intervindo, pode e irá colocar Católicos franceses fora do próprio direito consuetudinário. . . Numa palavra: o ideal destes homens seria um regresso ao paganismo: o Estado só reconheceria a Igreja quando quisesse persegui-la.
  29. Explicamos, Veneráveis ​​Irmãos, de forma resumida, mas clara, alguns, senão todos, os pontos sobre os quais os católicos franceses e todos os homens inteligentes deveriam estar em paz e unidade, de modo a remediar, na medida em que ainda for possível, os males que afligem a França e elevar a sua grandeza moral. Os pontos em questão são: religião e país, poder político e legislação, a conduta a ser observada em relação a este poder e legislação, a Concordata, a separação entre Igreja e Estado…. Acalentamos a esperança e a confiança que o a elucidação destes pontos dissipará os preconceitos de muitos homens honestos e bem-intencionados, facilitará a pacificação das mentes e, assim, cimentará a união de todos os católicos para o sustento da grande causa de Cristo, que ama os francos.
  30. Que consolo para o Nosso coração encorajar todos vocês desta forma e ver todos vocês respondendo com docilidade ao Nosso apelo! Vós, Veneráveis ​​Irmãos, pela vossa autoridade e com o zelo iluminado pela Igreja e pela Pátria que tanto vos distingue, dareis um apoio competente a este trabalho de pacificação. Deleitamo-nos na esperança de que aqueles que estão no poder apreciem as Nossas palavras, que visam a felicidade e a prosperidade da França.
  31. Entretanto, como penhor do Nosso afeto paterno, concedemos a vós, Veneráveis ​​Irmãos, ao vosso clero e também a todos os católicos da França, a bênção apostólica.

Dado em Roma, no dia 16 de fevereiro de 1892, no décimo quarto ano do Nosso Pontificado. 

LEÃO XIII

REFERÊNCIAS:

  1. Lc 23.2.
  2. Jo 19. 12-15.
  3. Diálogo com Trifão.
  4. Tertulo. Em desculpas.; Minúcio Félix, In Otávio.
  5. Jo 16.33.
  6. 1Pr 2.17.
  7. 1 Tm 2.1-3.
  8. Hebreus 13.8.
  9. Rom. 13.1.
  10. Enarrat, no Salmo. CXXIV, n. 7, fin.

 

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